Pós-Graduação em Pedagogia Sistêmica e Constelação Familiar

Pedagogia sistêmica

Tendo princípios da filosofia de Bert Hellinger, nas leis que regem os sistemas familiares, é um trabalho que se orienta para o êxito nas relações de ensino e aprendizagem, assim como para o restabelecimento dos papéis da família, professores e escolas dentro do sistema educacional.
Ferramenta eficaz na resolução de questões como: afastamento dos professores, dificuldades de aprendizagem, indisciplina, relação professor X aluno, bullying, evasão escolar, violência na escola, participação dos pais na vida escolar do filho.

objetivo do curso

• Formar profissionais nas bases teóricas, metodológicas e éticas das práticas em Pedagogia Sistêmica que serão fundamentadas na teoria desenvolvida por Bert Hellinger.
• Capacitar profissionais que atuam na área da educação a utilizar o Método Constelação Familiar Sistêmica na Pedagogia, visando promover resultados, mudanças e transformações nas relações inter e intrapessoal, nas equipes docente, discente, aluno e família; bem como na gestão dos serviços públicos e/ou particular.
• Ensinar a metodologia de Bert Hellinger voltado à Pedagogia utilizando teorias e práticas.
• Habilitar os profissionais da educação para o uso da ferramenta Constelação Familiar/ Pedagógica.
• Capacitar o pensamento sistêmico com práticas e teorias.
• Esclarecer que trata de técnicas com bases científicas.
• Promover reflexões por meio de disciplinas voltadas à pedagogia.

Diferenciais:
Formação com profissionais habilitados pela HELLINGER SCHÜLER, com ampla experiência em atendimentos nas áreas de psicologia, neuropsicopedagogia, direito sistêmico

público alvo

• Profissionais da Educação gestores, diretores, coordenadores pedagógicos, orientadores, professores, psicólogos educacionais, psicopedagogos.
• Acadêmicos dos Cursos de Licenciatura
• Profissionais de ajuda

carga horária

420 horas – 18 meses
Horário: das 8 às 18 horas – Aos domingos.

módulos do curso

- Bert Hellinger e a sua filosofia
- Teorias de sistemas
- Abordagem sistêmica e fenomenológica
- Contribuição da Física Quântica

- Ordens do Amor:
- Pertencimento, hierarquia, equilíbrio de dar e receber
- A base para a Pedagogia Sistêmica: História, definições e implicações
- Dinâmicas

- As dimensões transgeracionais, interageracionais e intrageracionais
- As relações geracionais entre professores, pais e alunos
- Dinâmicas

- Aula vivencial e prática para construção desta ferramenta para autoconhecimento e aplicação em sala de aula
-Formação de equipes de trabalho

- As Ordens da ajuda aplicada no âmbito escolar
- Lidando com destinos difíceis
- Dinâmicas

- Motivos das doenças dos profissionais da educação
- Alinhamento da Vocação, Missão e Propósito
- Empoderamento do Professor frente as demandas cotidianas
- Dinâmicas

- Etapas do próprio processo de aprendizagem
- Orientação sobre o Trabalho de Conclusão do Curso

- Visão Sistêmica do conflito escolar
- Dinâmicas aplicadas ao conflito escolar

- As ordens sistêmicas nas instituições de ensino
- Para onde cada um olha - Conflitos entre a equipe escolar
- Pedagogia Sistêmica: a ponte entre a escola e a família
- Dinâmicas

- Nova Família: os meus, os seus e nossos filhos
- Medicalização de sentimentos e emoções
- Ensino fragmentado X Tecnologia
- Dinâmicas

- Desafios da geração milênio
- TDA, TDAH
- Bullyng
- Dinâmicas

- Fase do Desenvolvimento
- Reconhecimento o script de vida através dos contos de fada

-Postura do profissional da educação
- Trabalho pessoal com a história
- Reconhecer seus limites de professor/ e dos alunos
-Dinâmicas

- Alunos irão demonstrar os trabalhos desenvolvidos por meio da nova percepção
- Conclusão do curso

- Epistemologia
- Filosofia
- Antropologia
- História da Educação
- Psicologia da educação
- Sociologia da Educação
- Andragogia

- Fenomenologia existencialista

- A Inclusão a partir da visão sistêmica

Especialização em Língua Brasileira de Sinais – Libras

O curso é dirigido aos profissionais graduados em curso superior reconhecido pelo MEC, que atuam na Educação ou desejam atuar nos desafios de uma sociedade inclusiva e que sentem necessidade de aprofundar conhecimentos na área da Deficiência Auditiva.

objetivo do curso

A especialização em Deficiência Auditiva é favorecer uma atualização e um aprofundamento na área, disponibilizando sobre a concepção histórica da surdez, os conceitos, apresentando suas características, formas de diagnosticá-la, disponibilizando uma aprendizagem básica da principal forma de comunicação, essencial para o aprendizado significativo da LIBRAS, a Língua de Sinais Brasileira.

público alvo

– Profissionais da Educação gestores, diretores, coordenadores pedagógicos, orientadores, professores, psicólogos educacionais, psicopedagogos.
– Acadêmicos dos Cursos de Licenciatura
– Profissionais de ajuda

carga horária

360 horas – 15 meses
Diferenciais: Curso de formação totalmente prática.
Horário: das 8 às 18 horas – sábados

módulos do curso

1. Deficiência Auditiva – Aspectos Gerais:
Anatomia do ouvido humano;
Tipos de perdas auditivas;
Causas da deficiência auditiva;
Hereditariedade; doenças adquiridas pela mãe durante a gestação; após o nascimento.
Características do deficiente auditivo;
Tipos de aparelhos;
Implante coclear;

2. A importância da linguagem para o desenvolvimento humano;
Concepções históricas sobre a surdez;

3. Filosofias educacionais para surdos
A evolução nas abordagens à educação da criança Surda: do Oralismo à Comunicação total e desta ao Bilinguismo;
Esclarecendo mitos sobre a deficiência auditiva.
Leis sobre a deficiência auditiva.

Língua Brasileira de Sinais
1. Como conversar em Libras;
Alfabeto, datilogia e configuração de mãos;
Família
Números cardinais, ordinais e quantidade;
Dia da semana, meses e Feriados do Ano, Estações do ano;
Tempo
Cores
Frutas
Animais
Alimentos/bebidas
Verbos
Atualidades
Violência/Bullying
Aprendizagem /Escola pública e escola privada;
Tecnologia;
Doenças.
Adapte o curso as suas necessidades.

2. O intérprete de libras

O atendimento educacional especializado para os alunos com surdez.
1. Estratégias gerais
Estratégias para ensinar língua portuguesa para alunos surdos

2. O papel da Libras no atendimento educacional especializado como base para o letramento em Libras e em Português.

3. Abordagem pedagógica: métodos e técnicas utilizados em sala de aula.

Trabalho de TC – Trabalho de Conclusão

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